Rogério Meireles, grande homem público, foi administrador de Valparaíso de Goiás – GO, quando este ainda pertencia ao município de Luziânia, visto que era um simples bairro da cidade mãe (Luziânia). Época dos administradores de Valparaíso de: (19 de abril de 1979 à 31 de dezembro de 1996) 16 anos, 10 meses e 12 dias.
Durante todo o tempo que esteve à frente da Administração Regional de Valparaiso foi época de grande incentivo à cultura e grandes festas de Carnavais, na avenida da folia (fica ali na rua que hoje é o fórum de Valparaiso e o antigo Clube Valparaiso no bairro Esplanada III), trio elétrico na praça do Valparaíso I e muito mais…
O Município de Valparaíso de Goiás foi constituído em 1995, ao se emancipar do Município de Luziânia, com uma área territorial de apenas 61,4 km². É o quinta maior município goiana em termo populacional ultrapassando inclusive Luziânia e que é o sexto em termo população.
O Município, contudo, há registros de que a história do Município remonta a 1959, com a implantação do primeiro loteamento, denominado Parque São Bernardo, surgido em decorrência da construção de Brasília, sendo hoje um dos bairros da cidade.
Na ocasião, a região onde se estabeleceu o Município, era área rural de Luziânia, e passou a receber número significativo de imigrantes. O nome da cidade, inclusive, seria uma homenagem a um desses imigrantes, um engenheiro civil, natural da cidade portuária de Valparaíso, no Chile, que veio para o Brasil e foi o responsável pelo primeiro projeto habitacional da cidade.
A história efetiva do município começou em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso de Goiás I. Em solenidade oficial, foi empossado na ocasião o primeiro administrador regional da localidade, Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida. Na época, o mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional.
O Núcleo Residencial começou com muitos problemas: não havia comércio, a falta de água era frequente e só havia transporte coletivo na BR-040. No dia 02 de maio de 1980, por meio do Decreto-Lei nº 972, ficou instituído e oficializado o dia 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso de Goiás, que já contava então com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais.
Ao longo da década de 1980 e, sobretudo na década de 1990, o contingente populacional na região cresceu de forma exponencial. O núcleo habitacional foi desmembrado do município de Luziânia e elevado à categoria de município, com a denominação de Valparaíso de Goiás, pela lei estadual nº 12.667, de 18.07.1995. A instalação do distrito sede de Valparaíso de Goiás se deu em 01.01.1997. A Contagem da População, realizada pelo IBGE em 1996, já apontava 75.380 habitantes no município recém criado. Em 2000, a população crescera para 94.856, atingindo 132.982 em 2010






